Eventos
Brasil Game Show traz padrão internacional de eventos de games ao país
Com planejamento, organização e estrutura, a Brasil
Game Show está no padrão internacional.
Fonte:Adilio Diogo Fernandes
Entre os dias 8 e 12 de outubro , ocorreu a o evento Brasil Game Show (BGS) , sendo este a maior feira de games e acessórios relacionados a área na America Latina . Este evento fechou a temporada de apresentações de lançamentos do ano , que teve seu inicio na Penny Arcade Expo , em seguida tendo os grandes eventos como a GamesCon, E3 , Tóquio Game Show e encerrando na Brasil Game Show. Em sua sétima edição, a BGS transmite o crescimento do mercado de games no Brasil, onde janeiro a julho de 2013 o interesse por jogos eletrônicos cresceu 15,2% e o faturamento cresceu 21,2 % , segundo dados da Consultoria GfK.
Para Marcelo Tavares, diretor e idealizador da Brasil Game Show, contextualiza a BGS e o mercado de vídeo games na seguinte forma, ’’ a gente (BGS) já tem alguns exemplos de sucesso nos últimos anos, geralmente os jogos que são lançados aqui são os jogos mais vendidos, ganham mais visibilidade na mídia. A BGS consegue levar esses jogos para a TV aberta, coloca o videogame em evidência e deixa de ser algo de nicho, de um segmento só, para ser algo de todo brasileiro, ou de grande parte deles – são 45 milhões de jogadores no Brasil, segundo o Ibope. Acho que todos eles ficam felizes em ver o jogo aparecendo na televisão. De vir para cá e experimentar isso em primeira mão. E a feira apresenta as novidades para o país, é uma vitrine do mercado brasileiro para o restante do mundo. Tem vários executivos de fora que vêm aqui para sentir o mercado e é essa experiência que a gente quer mostrar para eles, que vale a pena’’.
Em contato com expositores, notou-se clara satisfação com o retorno da exposição da sua marca, porém, foi reclamado o valor cobrado pela organização do evento. A pouca presença de desenvolvedores e empresas brasileiras de games também foi registrada, ficando principalmente em um stand pequeno da Firasoft.
Na edição de 2014, a BGS atingiu a marca de 250.000 visitantes, para 190 expositores de todo o mundo. Foi um evento marcado pela organização, planejamento, e estrutura.
Organização – Desde a compra do ingresso até a saída do evento tanto visitantes quanto expositores tiveram a opção de entrar em contato com um staff (funcionário da organização do evento) ou por e-mail para solucionar qualquer tipo de ocorrência. Comprar pela internet e apenas apresentar o boleto junto com o comprovante de pagamento evitou filas desnecessárias. Um ambiente limpo, bem sinalizado e dividido fez com que o fluxo de pessoas fosse harmonioso , sem trombadas e esbarrões . A procura para jogar os lançamentos foi grande, pensando nisso todas as filas estavam organizadas por um staff. Banheiros limpos, praça de alimentação diversificada com todas as empresas dentro da legalidade e higiene.
Planejamento- Com meses de antecipação, as ações de propaganda e marketing atraíram o publico como também o instruiu da melhor forma para chegar ao evento. A BGS se organizou para corrigir os erros da edição passada e proporcionou aos visitantes e expositores uma base de atendimento e comunicação eficientes.
Estrutura- Pela primeira vez a BGS usou os 5 pavilhões do Expo Center Norte , quadruplicou os acessos facilitando a entrada e o fluxo de pessoas . Ocorreram filas que se iniciaram às 5 horas da manhã, no entanto, os portões abriram no horário oficial.
Segundo o Marcelo Tavares, ’’diversas medidas foram tomadas a fim de reunir e fomentar interessados nas em negócios na área’’.
Houve ocorrências, como um pequeno tumulto envolvendo youtubers e a organização do evento, o fato de não haver internet wi-fi livre para todos, não ter uma área de fumantes ou a possibilidade de sair e retornar.
Veja mais no video a baixo
Adilio Diogo Fernandes
Para Marcelo Tavares, diretor e idealizador da Brasil Game Show, contextualiza a BGS e o mercado de vídeo games na seguinte forma, ’’ a gente (BGS) já tem alguns exemplos de sucesso nos últimos anos, geralmente os jogos que são lançados aqui são os jogos mais vendidos, ganham mais visibilidade na mídia. A BGS consegue levar esses jogos para a TV aberta, coloca o videogame em evidência e deixa de ser algo de nicho, de um segmento só, para ser algo de todo brasileiro, ou de grande parte deles – são 45 milhões de jogadores no Brasil, segundo o Ibope. Acho que todos eles ficam felizes em ver o jogo aparecendo na televisão. De vir para cá e experimentar isso em primeira mão. E a feira apresenta as novidades para o país, é uma vitrine do mercado brasileiro para o restante do mundo. Tem vários executivos de fora que vêm aqui para sentir o mercado e é essa experiência que a gente quer mostrar para eles, que vale a pena’’.
Em contato com expositores, notou-se clara satisfação com o retorno da exposição da sua marca, porém, foi reclamado o valor cobrado pela organização do evento. A pouca presença de desenvolvedores e empresas brasileiras de games também foi registrada, ficando principalmente em um stand pequeno da Firasoft.
Na edição de 2014, a BGS atingiu a marca de 250.000 visitantes, para 190 expositores de todo o mundo. Foi um evento marcado pela organização, planejamento, e estrutura.
Organização – Desde a compra do ingresso até a saída do evento tanto visitantes quanto expositores tiveram a opção de entrar em contato com um staff (funcionário da organização do evento) ou por e-mail para solucionar qualquer tipo de ocorrência. Comprar pela internet e apenas apresentar o boleto junto com o comprovante de pagamento evitou filas desnecessárias. Um ambiente limpo, bem sinalizado e dividido fez com que o fluxo de pessoas fosse harmonioso , sem trombadas e esbarrões . A procura para jogar os lançamentos foi grande, pensando nisso todas as filas estavam organizadas por um staff. Banheiros limpos, praça de alimentação diversificada com todas as empresas dentro da legalidade e higiene.
Planejamento- Com meses de antecipação, as ações de propaganda e marketing atraíram o publico como também o instruiu da melhor forma para chegar ao evento. A BGS se organizou para corrigir os erros da edição passada e proporcionou aos visitantes e expositores uma base de atendimento e comunicação eficientes.
Estrutura- Pela primeira vez a BGS usou os 5 pavilhões do Expo Center Norte , quadruplicou os acessos facilitando a entrada e o fluxo de pessoas . Ocorreram filas que se iniciaram às 5 horas da manhã, no entanto, os portões abriram no horário oficial.
Segundo o Marcelo Tavares, ’’diversas medidas foram tomadas a fim de reunir e fomentar interessados nas em negócios na área’’.
Houve ocorrências, como um pequeno tumulto envolvendo youtubers e a organização do evento, o fato de não haver internet wi-fi livre para todos, não ter uma área de fumantes ou a possibilidade de sair e retornar.
Veja mais no video a baixo
Adilio Diogo Fernandes
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