sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Brasil Game Show traz padrão internacional de eventos de games ao país

Eventos


   Brasil Game Show traz padrão internacional de eventos de games ao país
  
   Com planejamento, organização e estrutura, a Brasil Game Show está no padrão internacional.


Fonte:Adilio Diogo Fernandes


   Entre os dias 8 e 12 de outubro , ocorreu a o evento Brasil Game Show (BGS) , sendo este a maior feira de games e acessórios relacionados a área na America Latina . Este evento  fechou a temporada de apresentações de lançamentos do ano , que teve seu inicio na Penny Arcade Expo , em seguida tendo os grandes eventos como a GamesCon, E3 , Tóquio Game Show e encerrando na Brasil Game Show. Em sua sétima edição, a BGS transmite o crescimento do mercado de games no Brasil, onde janeiro a julho de 2013 o interesse por jogos eletrônicos cresceu 15,2% e o faturamento cresceu 21,2 % , segundo dados da Consultoria GfK.  
Para Marcelo Tavares, diretor e idealizador da Brasil Game Show, contextualiza a BGS e o mercado de vídeo games na seguinte forma, ’’ a gente (BGS) já tem alguns exemplos de sucesso nos últimos anos, geralmente os jogos que são lançados aqui são os jogos mais vendidos, ganham mais visibilidade na mídia. A BGS consegue levar esses jogos para a TV aberta, coloca o videogame em evidência e deixa de ser algo de nicho, de um segmento só, para ser algo de todo brasileiro, ou de grande parte deles – são 45 milhões de jogadores no Brasil, segundo o Ibope. Acho que todos eles ficam felizes em ver o jogo aparecendo na televisão. De vir para cá e experimentar isso em primeira mão. E a feira apresenta as novidades para o país, é uma vitrine do mercado brasileiro para o restante do mundo. Tem vários executivos de fora que vêm aqui para sentir o mercado e é essa experiência que a gente quer mostrar para eles, que vale a pena’’.
    Em contato com expositores, notou-se clara satisfação com o retorno da exposição da sua marca, porém, foi reclamado o valor cobrado pela organização do evento. A pouca presença de desenvolvedores e empresas brasileiras de games também foi registrada, ficando principalmente em um stand pequeno da Firasoft.
  Na edição de 2014, a BGS atingiu a marca de 250.000 visitantes, para 190 expositores de todo o mundo. Foi um evento marcado pela organização, planejamento, e estrutura.
 Organização – Desde a compra do ingresso até a saída do evento tanto visitantes quanto expositores tiveram a opção de entrar em contato com um staff (funcionário da organização do evento) ou por e-mail para solucionar qualquer tipo de ocorrência. Comprar pela internet e apenas apresentar o boleto junto com o comprovante de pagamento evitou filas desnecessárias. Um ambiente limpo, bem sinalizado e dividido fez com que o fluxo de pessoas fosse harmonioso , sem trombadas e esbarrões . A procura para jogar os lançamentos foi grande, pensando nisso todas as filas estavam organizadas por um staff. Banheiros limpos, praça de alimentação diversificada com todas as empresas dentro da legalidade e higiene.
Planejamento- Com meses de antecipação, as ações de propaganda e marketing atraíram o publico como também o instruiu da melhor forma para chegar ao evento.  A BGS se organizou para corrigir os erros da edição passada e proporcionou aos visitantes e expositores uma base de atendimento e comunicação eficientes.
Estrutura- Pela primeira vez a BGS usou os 5 pavilhões do Expo Center Norte , quadruplicou os acessos facilitando a entrada e o fluxo de pessoas . Ocorreram filas que se iniciaram às 5 horas da manhã, no entanto, os portões abriram no horário oficial.
Segundo o Marcelo Tavares, ’’diversas medidas foram tomadas a fim de reunir e fomentar interessados nas em negócios na área’’.

Houve ocorrências, como um pequeno tumulto envolvendo youtubers e a organização do evento, o fato de não haver internet wi-fi livre para todos, não ter uma área de fumantes ou a possibilidade de sair e retornar.
Veja mais  no video a baixo


Adilio Diogo Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário